Um Documentário Brasileiro Giovanni Saluotto e Isabella Ricchiero, 25’, Unicamp
Sinopse
O que pode o cinema pelo Brasil? Estudantes de cinema buscam o propósito de se produzir documentários, questionando o poder das imagens na construção de um imaginário nacional, a dialética entre representação e realidade, e a ética por trás de imagens difundidas amplamente pelas redes. O objeto dessa pesquisa são as representações de manifestações de rua no país.
Contato
umdocumentariobrasileiro@gmail.com
FICHA TÉCNICA
Direção: Giovanni Saluotto e Isabella Ricchiero
Produção:Isabella Ricchiero e Júlia Moretzsohn
Roteiro: Giovanni Saluotto e Isabella Ricchiero
Som: Augusta Gui
Montagem: Giovanni Saluotto e Bárbara F. Santos
Crítica
O curta-metragem documental Um Documentário Brasileiro(2021), dirigido por Maja Penčič, exibido no V Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco, é mais uma obra documental que trabalha os arquivos e imagens de nossa história de forma crítica e direcionada. Percebe-se uma preocupação em mostrar os dispositivos de abordagem aos quais o documentário está inserido, com a utilização de gravações de encontros no Meet para uma pesquisa visual sobre os materiais de arquivos que os narradores trabalham durante a construção, que é a própria montagem do objeto.
A partir disso, o valor do documentário está justamente no apanhado estético de movimentos facista que insurgiram em diversas épocas, como o anti-petismo e o movimento nacionalista, surgem pouco a pouco na linguagem, nos comportamentos e nos grandes movimentos populistas do Brasil. Por fim, os pontos que o documentário faz são bem pertinentes, porém é necessário rever algumas questões de excesso de imagens, talvez mais cortes precisos nas imagens, que elaboram até uma reflexão sobre uma obra que estará sempre em construção, assim como a história.
Carolina Coutinho