Crescer Onde Nasce o Sol Xulia Doxágui, 12’, UNIAESO

Sinopse

No Alto do Sol Nascente não há uma praça ou parque sequer. Daffnny desafia sua sobrinha Hyally a demarcar com as próprias mãos, os territórios do brincar.

Contato

xuliadoxagui@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Direção: Xulia Doxágui

Produção: Hévilla Marques

Roteiro: Xulia Doxágui

Fotografia: Carol Santino

Direção de Arte: Xulia Doxágui

Som: Myrella Neris

Montagem: Carol Santino

Trilha Sonora: Myrella Neris

Crítica

De maneira criativa e lúdica, somos apresentados a comunidade do Alto do Sol nascente por meio do layout do Google Maps e percebemos que mais uma das muitas carências dessa comunidade são os espaços de lazer infantil. Outro norteamento que temos é feito pela entrevistada Daffnny a qual comenta sobre a existência de alguns parques, mas atualmente todos eles estavam privatizados. É dessa forma que a obra motiva o espectador a se interrogar sobre a demanda desses espaços e de qual maneira a ausência deles influencia negativamente a vida das crianças daquela região.

A narrativa do documentário não se prende ao famigerado talking heads, pelo contrário, somos levados a entender o cotidiano dos entrevistados os acompanhando na esfera íntima das suas moradias.

Ao final do curta algumas das crianças entrevistadas se fazem a pergunta de quais coisas elas mudariam caso aquele alto fosse delas e dessa dúvida surgem respostas carregadas de inocência, porém não de ingenuidade, pois aquelas crianças têm noção que as privações existentes na sua realidade seriam facilmente sanadas se Políticas Públicas fossem realizadas naquela área.

Crítica por Tainá Brasileiro