Eastern romance

Contato

annask124@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Direção: Anna Tabi Jasinska

Roteiro: Anna Tabi Jasinska

Produção: Agata Golańska

Elenco: Anna Jasinska, Urszula Jasińska

Crítica

O passar das estações marca a história do curta-metragem, Eastern Romance, e do drama vivido por sua personagem principal. Antes que o filme acabe, o mesmo consegue transmitir a mensagem sobre amor próprio e numa escolha técnica e estética, o destinatário.

Com poucos minutos, a animação da cineasta, Anna Tabi Jasinska, consegue referenciar, talvez não propositadamente, algumas histórias de contos de fadas, como a história da Branca de neve, ao lembrar a premissa da jovem mulher, acometida por uma maldição, que só conseguirá se libertar com o beijo do verdadeiro amor; sem falar da figura da Bruxa. Mas, o mais interessante é como ocorre a resolução do drama vivido pela personagem principal, que não surpreende no início, mas inova e impacta no final, ao trazer uma mensagem sobre amor próprio e de agir antes que seja tarde demais.

A obra possui uma particularidade que torna o filme especial e, ao mesmo tempo, provocante, que é o cenário de floresta que ocupa o extracampo, fugindo para as barras pretas — que limitam a expansão do que é visto em tela — presente quando se discute janela e quadro, dentro da teoria cinematográfica, e isso é instigante para se pensar sobre a comunicabilidade que a obra da diretora pode ter para com seu público. Refletir sobre a possibilidade de que a história, por mais que tenha seus traços surreais, reflete a realidade. O lago que refletiu a imagem da jovem mulher, que serviu de estímulo para o momento de epifania, se faz muito importante, também, para pensarmos sobre a intenção do cineasta com a sua arte, para o público; o que Tabi, talvez, tenha previamente pensado no processo de construção deste curta-metragem.

André Assis