Foxy Girls
Contato
alexandra.hroncova@famu.cz
FICHA TÉCNICA
Direção: Maja Penčič
Produção: Ondřej Šejnoha
Crítica
O curta-metragem de animação Foxy Girls(2022), dirigido por Maja Penčič, exibido no V Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco, focaliza questões importantes sobre a construção da consciência corporal e as externalidades que adentram nesse processo extremamente gradual e ao mesmo tempo determinante de nossos medos e desejos sobre o corpo da mulher e a consciência interagindo com o mundo externo e sensível.
A história referencia o arquétipo da Ninfa, desconstruindo alguns aspectos que imobilizam nosso olhar de passividade do belo em direção ao profano. É nesse caminho do belo e apolíneo ao corrompido e rejeitado dionisíaco que seguimos a trajetória da personagem. Após a profanação de um homem beijar suas pernas, elas apodrecem.
O castigo do mal, em contraste ao desejo ao desconhecido é o primeiro apontamento dessa condição, o desfecho trágico da personagem voltar ao lago onde se banhava com suas companheiras e conseguir converter o castigo é a simples poesia de beijar seu próprio corpo como o primeiro contato de sua consciência com o bem e com o mal, que transcende e a liberta, porém ainda carregando a inevitabilidade da tragédia pelo acaso.
Carolina Coutinho