Nur Felipe Karnakis, 8’, UFPE
Sinopse
Nur é luz em árabe. Fotografia é a escrita com luz. Fotos antigas em baixa resolução e rostos borrados de primos distantes, são ferramentas para traçar uma narrativa dos povos árabes no Brasil. Tudo isso, assim como a luz se apresenta muitas vezes sem nitidez e de maneira opaca, espelhando a memória e suas marcas do tempo. Entende-se que o mundo árabe constitui mais de 22 países e muitas etnias. A peça não busca aglutinar todas essas histórias em um enredo, mas sim a confusão e marcas desses encontros no Brasil.
Contato
felipekbazzi@gmail.com
FICHA TÉCNICA
Direção, Som e Montagem: Felipe Karnakis
Roteiro: Nuria Karnakis e Felipe Karnakis
Crítica
Exibido pelo MOV em sessão chamada “Andar para trás”, “Nur”, dirigido por Felipe Karnakis, começa dando corda em um relógio. O tempo volta enquanto embarcamos para outro lado de um Atlântico tão próximo, em lugares que ainda não vimos, mas que já foram vistos por alguém.
As cinzas fotografias que entram em sucessão na tela mostram ‘alguéns’ com nomes. Quem nos diz é uma voz que revela que todos os caminhos contados são passos dados para mais longe das imagens que vemos, até onde o lugar em que nós a vemos. A voz – masculina, envelhecida – nos diz em português, mas com sotaque de outro canto. As imagens nos mostram de onde. Nos é dito que lá, a realidade era trabalho, mas havia carinho. Em terra brasileira é igual, mas sem carinho. A condição de vê-las – tão rápidas as memórias são – em um discurso fílmico maduramente conciso, cresce o som do relógio à mente, em edição prodigiosa com as imagens fixas. Até quando estamos voltando? Os nomes tão incomuns para a cultura brasileira são dados sem titubeio, ribombam as feições que encaramos sem movimento próprio.
A voz, que logo abandona o sotaque para perguntar em língua mãe – que trata com mais carinho – que caminhos foram andados, que palavras proferidas, volta à origem. As imagens não se movem, o tempo se move. Nós olhamos para as imagens sem piscar. Elas se aproximam de nós.
Crítica por Raphael Prestes
Cesar
Amei
Muito Interessante
Super sensível e trazendo narrativas muitas vezes invisibilidas pelo ocidente. Parabéns demais!!
Interessante. Muito legal. Parabéns
Que narrativa incrível!
Muito bom
Muito legal e muito consciente do que está fazendo.
Muito bonito o trato do tempo e do passado
Muito importante no processo de luta contra os paradigmas construídos pelo ocidente. Salve os povos do oriente, sua potência e resistência! Salve a memória!!
Belíssimo trabalho!!
Lindo demais acompanhar os lampejos de parte da história do povo árabe. Ainda mais sob esse olhar sensível e carinhoso desse diretor e roteiristas. Arrasaram!
Nur é uma forte montagem de luz que mostra muitos caminhos da memória e da história. Parabéns!
Amei