On My Way Home

Contato

zhixuan2d@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Direção: Zhi Xuan Lin

Roteiro: Zhi Xuan Lin

Crítica

Poucos filmes, selecionados para o Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco (MOV), conseguem ter tanta sensibilidade quanto On My Way Home. Entre prótons, memórias e um percurso que narra a passagem do tempo e o tempo das coisas, o filme de Zhi Xuan Lin nos oferece uma experiência tanto quase que, estritamente, sensorial, quanto reflexiva.

Ao se estruturar de forma experimental, com efeitos empregados a imagem gravadas e sucessões de pinturas em aquarela, encontra-se linearidade narrativa até mesmo nas abstrações, pois muito do que é visto é, a partir de certo momento, banal. As partículas seguem um fluxo contínuo que dá ritmo ao filme, até chegar nos planos cotidianos.

Por fugir da narrativa clássica, assumindo técnicas que se opõem às práticas usualmente empregadas no cinema comercial, a obra corre o risco de torna complexa demais de se entender assistindo apenas uma vez, isso, principalmente, por ter um foco maior em transmitir sentimentos através de imagens que se transmutam em outras, porém é um filme que, nesse caso, vale a pena rever, não só para captar a mensagem que Zhi Xuan Lin quis passar com essa produção, mas também para se refletir em cima dela sobre nossa existência e o que a permeia; o maior potencial que a obra possui.

André Assis