Outras maneiras Malu Ramos, 5’, UFPB

Sinopse

Quando descobri que a fotografia sempre foi muito mais do que um registro do cotidiano.

Contato

cartaparamaluramos@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Direção de Arte, Som, Montagem: Malu Ramos

Crítica

Em cinco minutos de doçura e bela homenagem, Malu Ramos, diretora de ”Outras Maneiras”, nos ensina como e com quem aprendeu sobre formas de amor. Ao som do apertar de uma câmera analógica, Malu expõe suas poses infantis e seus cliques surpreendidos.

Todo esse arquivo pessoal é trazido não para pensar tão somente sobre si e suas fotos, mas puxa de memória o não presente explicitamente no processo fotográfico. A ela interessa o autor, seu pai. Trazendo no audiovisual, que tem uma relação bastante próxima com as imagens até mesmo fixas, os poderes da autoria e da imagem revelada enquanto canal de comunicação afetivo. À memória, voltam os cliques, o cheiro de envelopes de fotos e o pai sempre presente nesse processo. Ele não questiona a câmera, diz Malu quando assume o papel do pai. Mais como ele se sente quando, trajado de luvas de boxe, ele faz pose perto dos vinis como ainda pequena ela faria na praia.

A intimidade inscrita sobre os dois, na mesma matéria-prima que sempre os envolveu, é uma declaração de amor de uma relação sobre minúcias e carinho a um processo de formação. Aprendemos a amar coisas com nossos pais e assim também é forma de declarar “eu te amo”.

Raphael Prestes