Outras maneiras Malu Ramos, 5’, UFPB
Sinopse
Quando descobri que a fotografia sempre foi muito mais do que um registro do cotidiano.
Contato
cartaparamaluramos@gmail.com
FICHA TÉCNICA
Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Direção de Arte, Som, Montagem: Malu Ramos
Crítica
Em cinco minutos de doçura e bela homenagem, Malu Ramos, diretora de ”Outras Maneiras”, nos ensina como e com quem aprendeu sobre formas de amor. Ao som do apertar de uma câmera analógica, Malu expõe suas poses infantis e seus cliques surpreendidos.
Todo esse arquivo pessoal é trazido não para pensar tão somente sobre si e suas fotos, mas puxa de memória o não presente explicitamente no processo fotográfico. A ela interessa o autor, seu pai. Trazendo no audiovisual, que tem uma relação bastante próxima com as imagens até mesmo fixas, os poderes da autoria e da imagem revelada enquanto canal de comunicação afetivo. À memória, voltam os cliques, o cheiro de envelopes de fotos e o pai sempre presente nesse processo. Ele não questiona a câmera, diz Malu quando assume o papel do pai. Mais como ele se sente quando, trajado de luvas de boxe, ele faz pose perto dos vinis como ainda pequena ela faria na praia.
A intimidade inscrita sobre os dois, na mesma matéria-prima que sempre os envolveu, é uma declaração de amor de uma relação sobre minúcias e carinho a um processo de formação. Aprendemos a amar coisas com nossos pais e assim também é forma de declarar “eu te amo”.
Raphael Prestes
Um curta de uma simplicidade, mas emocionante. Parabéns minha irmã!
Obrigada por sempre estar comigo, minha irmã
Um curta de excelência! Estão de parabéns
Obrigada pelo prestígio, queen
Uma construção bem feita que mostra seu carinho pelo seu pai e um dos laços que os unem que é a fotografia. Gostei muito da narração e o som da foto sendo batida e o filme rodando. Tudo me passou uma sensação de nostalgia muito gostosa. Parabens!
Obrigada, querido! O filme desde que nasceu sempre quis fazer sentir! Obrigada mesmo pelo carinho da resposta!
Emocionante, profundo… Bem nostálgico! Amei! Parabéns!!!
Obrigada, querida!!!
Que coisa linda, amei!!
Amigo, você entende neeeee
Que curta lindo! O olhar, a memória, a narração e o sentimento, tudo impecável. Me deixou com um quentinho no coração e uma vontade de ver a vida por outras maneiras, de preferência, da forma gentil como você e seu pai se viram.
Awwwwwwwwwwwwwwwn <3
Obrigada por compartilhar seus afetos com o filmes, gatona!
Valioso demais para mim *-*
Um filme tão suave quanto a narração baixinha e cômoda, parece que o curta está nos dando um longo e aconchegante abraço que termina ao longo dos 4 minutos. Execução e ideia brilhante pela mente de uma diretora que é tudo isso e mais ainda!
você que é esse poço infindável de doçura e sensibilidade, bb <3
obrigada pelo carinho de sempre!
Muito lindo! Uma simplicidade que transmite muita emoção. Parabéns!
Obrigada, querido professor!
Fico feliz demais com o seu carinho e por sabendo que o filme chegou na Alemanha haha
Maravilhoso trabalho! Um curta emocionate e gostoso de assistir por sentir todo seu carinho e nostalgia nesses registros.
Ah neeeeeeeeeeeeeeem! Que coisa mais linda de se ler <3
Obrigada, lindona!
Fazendo-me chorar no domingo, logo cedo.
Você reverbera sua sensibilidade nesse curta. Obrigada por partilhar disso conosco ✨
Awwwwwwwwwwwwwwn, amorinha linda!
Saber que o filme conseguiu tocar a superfície delicada e fina da sua sensibilidade me deixa muito grata e honrada <3
Obrigada por tudo!
Incrível, de arrepiar! Parabéns, Malu!
Obrigada pelo carinho e atenção, lindona <3
Tão lindo de se ver quanto a sua jornada de produzir essa obra tão sensível. Feliz que outras pessoas estão tendo o prazer de conhecer a sua sensibilidade. Você foi feita pra falar pro mundo – e esse foi só mais um passo lindo em direção a isso.
A honra que sinto lendo um comentário desse <3 <3 <3
Você é uma das pessoas mais talentosas e sensíveis que eu conheço, Raissinha. Sua potencia criativa e sua determinação em fazer seus sonhos se concretizarem me inspiram diariamente a seguir em frente com os meus também.
O mundo precisa ser tocado pela sua poética e quando isso acontecer eu estarei ao seu lado, fazendo das suas palavras, as minhas <3
Te amo demais!
Bem simples e cativante. Ótima narração!
Muuuuuuito obrigada pelo carinho, querido!!!!
Muito muito emocionante e nostálgico. De dar um incômodo bom no começo e uma sensação reconfortante ao final… Parabéns, Judite!
Awnnnnnnnnnnn, juditeeeeeeeeeeee <3
Saudade, mulher! Obrigada pelo carinho!
Muito bom!! Simples e profundo!
Muito obrigada pelo carinho e atenção, querido!
Lindo filme! Parabens
Muito obrigada, querido <3
Narrativa mais fofinha e poética. :)
Obrigada, gatona <3
Coisa mais linda!
Que nem você <3
Que lindo!
Awnnnnnnnnn <3
Saudades suas, querida!
Lindo, malu!
Trampo incrível, cheio de sentimentos e uma energia maravilhosa, parabéns
Lindo demais!
que lindo <333 você é uma artista excepcional
Parabéns maravilhosa!
Linda a sua admiração pelo seu pai. Parabéns pelo curta!
quem conhece a Malu sabe que a mesma é reconhecida por sempre dedicar boa parte de sua atenção e do seu tempo aos mínimos detalhes. ela é *obcecada* por eles.
então é muito satisfatório enxergar nessa obra todo o cuidado e zelo que ela teve com cada um dos pequenos componentes do projeto: a curadoria de imagens, o tempo de exposição delas, os efeitos sonoros e até mesmo a escolha de quando ficar em silêncio. tudo isso possui um significado definido enquanto ela nos convida a experienciar, durante alguns minutos, anos de construção de afeto pelo seu pai e sua infância.
esse projeto tinha a chance de ser mais um que só tem sentido dentro da dinâmica familiar mas o impacto dele está justamente na capacidade de tocar da mesma forma quem já conhece ou não a Malu. como ela consegue fazer isso? ela fez questão de cuidar dos mínimos detalhes – como sempre.
QUE LINDOOOOOOO
Parabéns! “Outras Maneiras” exala amorosidade!
Que graça, Malu. Encantada com a doçura e sensibilidade dessa obra, uma verdadeira declaração de amor! Parabéns.
Muito profundo eu me emocionei. Me peguei com uma lágrima descendo pelo meu olho.
Ai meu Deus, exatamente as 2;50 da manhã, eu aqui chorando ao ver esse vídeo, achei lindo ,maravilhoso , gostoso de ouvir e ver , queria mais , ficou um gostinho de quero mais, admirável sua admiração e o amor .
Arrasou demais parabéns , ah e dê os parabéns a ele TMB . Diga que ele arrasou na pose.
Ai meu Deus, exatamente as 2;50 da manhã, eu aqui chorando ao ver esse vídeo, achei lindo ,maravilhoso , gostoso de ouvir e ver , queria mais , ficou um gostinho de quero mais, admirável sua admiração e o amor .
Arrasou demais parabéns , ah e dê os parabéns a ele TMB . Diga que ele arrasou na pose.
Vídeo satisfatório
Desde que me conheço, sempre ouví dizer que! A perfeição não existe. Más após ver e rever este tributo que você fez pra mim tenho que discordar deste provérbio. É muito difícil explicar meu sentimento e gratidão. Sempre filozofamos letras de música, acho que uma das primeiras foi ” Aquarela” onde eu te disse que ela era tida como infantil e pra mim nunca foi e nunca será! Em um de seus versos o Toquinho diz que o futuro é uma astronave que tentamos pilotar e não sabemos onde vai dar… Então como bom Mineiro tenho que pegar o Trem da estória da minha vida e fazer uma viagem ao passado e lembrar de quando trocava sua frauda, fazia mamadeira, contava estória pra você dormir e gostava também de contar suas pintinhas e jamais posso esquecer de quando colocava meus dois dedinhos paralelos e falava que era o tanto que me amava e você ficava brava. Você ainda criança tínhamos conversa de adultos, um dia você me falou que tinha muitos amigos eu te respondi que meus verdadeiros amigos cabiam na palma da minha mão e era o maior patrimônio que eu tinha e citei versos da música do Milton Nascimento ( canção da américa e do Renato Teixeira amizade sincera).
Nesta homenagem que você me faz não têm como não lembrar da fase da minha vida que não vivi e não consigo ter lembrança. Pois a sua narrativa é perfeita! As palavras, as pausas, o tom de vós e aqueles cliks da máquina fotográfica… Enfim me senti como se fosse uma criança acariciada no colo de uma mãe quando amamentada e tocada suavemente pelas pontinhas de seus dedos como se fosse de veludo. Posso te dizer com toda certeza que este documentário foi o maior presente que ganhei na minha vida. Mesmo que eu foliasse o dicionário inteiro não acharia a palavra certa pra te agradecer, e mesmo sendo protagonista jamais posso esquecer que! Na escola da vida nossos filhos são nossos professores e jamais posso esquecer também do espelho do nosso espelho que foi meu Pai e tenho um orgulho enorme de ser esta ponte (elo), entre você e ele. Pra terminar musicalmente porque você é minha Filha/Amiga, o Apreço não tem Preço. Parabéns minha filha e Muito Obrigado! Te amo muito! Aquele abraço bem forte! Pra frente é que se anda minha filha…
Uma homenagem que expressa muita gratidão e sensibilidade!
Meus parabéns!
Me fez remeter a música lente do amor do grande Gilberto Gil!
Abraços!
Malu,
E gratificante ver a demonstração de amor e carinho que você tem pelo seu pai.
Este e o melhor presente que um pai recebe.
Você está de parabéns!!
Muito lindo amor de vcs.. é muito raro ver essa conexão de pai e filha.. Deus abençoe imensamente vcs
Simples…Pura nostalgia … Emoção que dói dentro do peito. Parabéns, Luiza!