Steps

Contato

lazickatarina123@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Direção: Vuk Rađen

Roteiro: Vuk Rađen

Produção: Katarina Lazić, Ivona Bijelić

Elenco: Senad Milanović, Ilija Ivanović, Nikola Milaković

Direção de Fotografia: Aleksa Trkulja

Montagem: Goran Puzić

Design de som: Bojana Ruvidić,

Gaffer: Luka Malić

Cor: Nikola Sekulić

Efeitos especiais: Zorana Klječanin

Crítica

Sobretudo, algumas pessoas ao presenciar a cor verde pode se perguntar seu verdadeiro significado quando é acrescentado aos olhos de uma imagem. Anos atrás, a cor verde era sinal para os colonizadores saberem que naquela ilha ou país existia vida e alimento. Atualmente, a cor verde está muito presente no cotidiano, principalmente nas ruas silenciosas que preenchem seu silêncio com os passos de desconhecidos. Em Steps, película dirigida e roteirizado por Vuk Rađen, a imagem passa por uma degradação física, como se existisse resíduos de lodo na tela. Não estamos observando uma jornada heroica de dois irmãos, mas uma tragédia ocasionado pelas consequências da sobrevivência.

Steps é uma narrativa que fala do relacionamento de dois irmãos, Aleksa e Ivan, nas ruas da Bósnia. Após comprar alguns sprays, Aleksa vai para o bairro vizinho para pichar os muros de uma gangue rival, o que ele não esperava era que seus gritos silenciosos eram ouvidos.

Vuk Rađen, diretor do filme, escolhe observar seus personagens, espaços e temáticas através de um plano-sequência de 16 minutos, decisão que poderia arruinar o filme por não retratar alguns olhares, toques e movimentações com tanta sensibilidade artística. Desde que Aleksa entra em cena com seu rosto coberto por um capuz e uma bolsa nas costas, a obra vive um conflito quase como uma invasão de espaços. As composições sonoras nos fazem sentir dentro do psicológico imaturo de Aleksa e da pressão que Ivan sente por estar naquela jaula urbana.

Os minutos que passam voando, e por opções cinematográficas, a narrativa chega aos seus períodos climáticos. Os irmãos se olham em quase completo desespero, eles são homens das ruas, não podem transparecer completamente por qualquer sentimento. Eles se olham, e os atos heróicos que foram citados nesse texto para desencorajar os espectadores a imaginar um outro filme, aparecem em lapsos de atos de violência. O que um dos personagens pode fazer é correr, e depois se esconder, porque dentro das ruas, estamos repleto de lobos com feridas querendo acumular histórias.

Wandryu Figueredo