Tô Esperando Você Voltar Marina Lavarini, 7’, AIC

Sinopse

Jaci, migrante interna residindo em São Paulo, reflete sobre suas escolhas e sobre o que deixou para trás quando sua rotina é interrompida por mensagens de áudio.

Contato

araujomrnn@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Direção: Marina Lavarini

Roteiro: Kian Shaikhzadeh Santos

Produção: Socorro Lira

Fotografia: Evelyn Freitas

Montagem: Jefherson Maiczak

Som: Kian Shaikhzadeh Santos

Direção de arte: Ailin Elias

Elenco: Júlia Anastacia como Jaci e Socorro Lira como Nega

Crítica

-Todo ‘modernismo’ traz suas violências – escutei uma vez de Santinha da Caxangá durante a exibição de ”Rio Doce/CDU”. A senhora em tela falava da – sim, diminuta em comparação – metrópole do Recife. ”Tô Esperando Você Voltar”, dirigido por Marina Lavarini, fala sobre uma dessas violências subjetivas na megalópole de São Paulo.

Sozinha – em uma ponte ou em seu apartamento – uma jovem enxerga com câmera e olhos os prédios. Uma solidão que só é cortada por uma voz que sai do celular e enche a tela para nós. É saudade que permeia o filme. Fechando as janelas, e assim com os sons da cidade minguando na mixagem, ela se ocupa com seu cuidado de plantas e do seu gato, sua única companhia. Em tela, a personagem de ar cheio de preocupações. Na mente, a lembrança é cortada pela resposta em áudio sobre o envio de dinheiro, sobre a noção da responsabilidade de aprender a aguentar a solidão tão logo na juventude. As coisas pequenas parecem menores na cidade que não se importa com quem nela está, mas é bom poder escutar o café passando para a xícara como era feito em nosso lar – detalhe que é um brinde gigante do áudio do filme -, mesmo que aqui esteja sendo engolido pelos barulhos dos carros.

Ao fim de tudo, um cigarro, para combinar com o acinzentado urbano. A fumaça também é cinza como as fotos que entrecortam a tela. Uma canção de ninar enche o áudio com a mesma voz maternal ouvida durante o filme. Os cantos do apartamento são tão sozinhos como quem está nele e todos dormem. Sozinhos, pequenos e querendo voltar.