Vataankulak
Contato
arbaz.ahmed33@gmail.com
FICHA TÉCNICA
Direção: Arbaz Ahmed
Roteiro: Arbaz Ahmed
Elenco: Prashath Barot
Crítica
Ao contar a história de um pai de família, que decide investir em um ar-condicionado para sua casa, o filme parece que irá se centrar no mistério de como o personagem conseguiu dinheiro para isso, mas se desenvolve ao acentuar a dúvida de com quem o aparelho vai ficar. Trabalhando bem as reviravoltas em torno disso, Arbaz Ahmed, o diretor, traz no enredo de seu filme um tipo de humor peculiar –– mas já conhecido –– e termina de forma previsível, porém a melhor possível.
O filme já começa com uma nova encomenda chegando, o ar-condicionado, que seria um dos protagonistas, junto da família, e que viria a causar todo o conflito. Ao passar pelos cômodos da casa e revezar entre os personagens e seus discursos, a história fica cada vez mais interessante, ao ponto que o filme se aproxima cada vez mais do fim e o desfecho não fica claro. Essa progressão, com todas as mudanças de perspectivas já é algo batido dentro da narrativa clássica, porém o filme conta com um diferencial que é, além da localidade, a atuação de seus atores, ao mesmo tempo que possuem uma excentricidade já conhecida; trejeitos típicos do humor das obras ocidentais.
A origem do dinheiro que o personagem usa para fazer a compra do ar-condicionado e outras aquisições mencionadas poderia ser mais explorado, o que poderia abrir caminho até para um final trágico, o qual, talvez, fosse mais interessante. Mas, o final escolhido é bom, o humor funciona e contempla a opção que mais fazia sentido.
André Assis