MOV 2024, SESSÃO DE ABERTURA

Por Gabriel Soares

O cinema, enquanto manifestação artística, é capaz não somente de compartilhar narrativas diversas como te fazer imergir nelas; é potencializador de emoções e sentimentos pelas escolhas estéticas adotadas pelos que as coordenam. E na noite de abertura do MOV, Festival de Cinema Internacional Universitário de Pernambuco, tivemos a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva naquilo que se é audiovisual.

O MOV entra em processo de consolidação no calendário dos estudantes e entusiastas do cinema na sua sexta edição. Instigando a fomentação do audiovisual universitário, o festival contou com filmes das cinco regiões do país e promoveu a exibição de obras internacionais de diferentes lugares do mundo.

Em sua sessão de abertura, a curadoria do festival propôs uma experiência, antes de tudo, ousada. A exibição, abrindo a semana especial de sessões com filmes universitários em Recife, recebeu nos palcos do Teatro do Parque o clássico do cinema pernambucano, e nacional, Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, do Marcelo Gomes e Karim Aïnouz. Ademais, antes sua apresentação fosse uma exibição comum, mas a produção nos propôs uma repaginada do clássico com a construção ao vivo de uma trilha sonora pela banda Estesia.

Essa exibição especificamente era uma das que mais estava curioso para assisitir. Entender como reproduziriam, com intervenções pessoais, uma trilha sonora tão característica de um filme em que sua composição se dá pela música de estrada e rádio, em especial pelo gênero da música brega, como personagens ativos na narrativa, era uma questão intrigante. Para felicidade de muitos, inclusive de quem vos escreve, a banda Estesia conseguiu atingir uma performance impressionante.

No palco, a disposição quase coreográfica da banda em relação à tela os colocavam como segundos narradores do filme. A proposta levou clássicos já presentes na obra, como Morango do Nordeste, com artifícios eletrônicos que, ao tanto que levantaram uma proposta estética moderna, conseguiram manter a essência das músicas.

A voz que interpretou as letras clássicas presentes no filme foi Carlos Filho, vocalista da banda Estesia que, não somente acompanhou as inconstâncias dos sentimentos do narrador, como em momentos se portava quase como personagem da trama. Ele trouxe, juntamente dos outros músicos, um preenchimento que o filme por si só dificilmente conseguiria.

Uma agradável surpresa não somente conhecer a banda pela primeira vez, como também assistir ao clássico com intervenções que fizeram tanto sentido à narrativa. Em alguns momentos, inclusive, essas intervenções levantaram uma nova carga dramática à trama, mas que ainda assim condiziam à narrativa original.

Interessante pensar como a trilha sonora é condutora de sentimentos. As propostas da Estesia ao clássico me animaram ao proporcionarem a visualização de um filme já conhecido e trouxeram uma experiência atual e completamente sentimental, quase como se estivesse vendo uma nova obra.

Sinto que o filme cresce pela performance ao vivo da trilha sonora. Aquilo antes apresentado tradicionalmente pela exibição comum, no cine concerto, tivemos o sentimento de preenchimento do espaço. Nenhum gesto se era, agora, comum, mas o trabalho de iluminação reforçava o que estava sendo exibido e nos apresentava as nuances presentes na elipse das falas.

Não obstante, o espaço de exibição foi pontual para construção de um ambiente propício para adentrarmos na experiência imersiva. A utilização dos recursos do teatro proporcionaram uma riqueza, até estética, ao filme, com trabalhos de iluminação que remetiam à expansão da tela. Em momentos de raiva e desordem do personagem, quando os elementos de som, imagem e iluminação se uniam, intensificavam e proporcionavam novas sensações. O filme saía e expandia seu espaço para o teatro, contemplando o público em uma experiência quase palpável.

A escolha de abrir um festival de cinema universitário proporcionando ao público uma exibição tão rica abre portas e olhares para horizontes diferentes do que o cinema pode proporcionar.